top of page
Buscar

Revista Expogenética

Tivemos o prazer de participar da revista em uma Reportagem da  ABCZ. Confira o que foi dito por lá -


Rebanho de resultados: Criador no norte de Minas investe em touros do PNAT

Ano após ano, o pecuarista Luiz Inácio Amaral acompanha de perto a seleção de touros do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT), escolhendo aqueles que melhor atendem aos objetivos do seu rebanho.

Natural de Pouso Alegre, no sul de Minas, Luiz cresceu com os pés na terra e o coração voltado para o campo. Desde pequeno, demonstrava prazer em criar aves e outros animais. A paixão pela pecuária ganhou força ao lado de seu pai, José Luiz de Faria Amaral, produtor de leite e ex-vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Jersey.

Luiz deu os primeiros passos rumo ao norte de Minas ao adquirir uma propriedade em Juvenília voltada para a engorda. Seguindo esse caminho, há 18 anos, estabeleceu-se em Montalvânia, onde formou a Fazenda Braúna. Iniciou sua criação com gado Nelore a pasto, selecionando animais com base em critérios de rusticidade, rentabilidade, precocidade e ganho de peso. Para isso, teve como base genética os rebanhos de dois criadores que marcaram sua trajetória: o saudoso Sebastião Mota e o amigo Mauro.

Em 2010, o Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT), desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, foi apresentado a Luiz pelo Técnico de Registro da ABCZ, Marcos Miguel. Desde então, ele participa ativamente do programa como rebanho colaborador, aproveitando a oportunidade de estar na vanguarda do melhoramento genético.

“Participo ativamente todos os anos, sempre escolhendo os melhores touros do PNAT e colhendo excelentes resultados. A Fazenda Braúna hoje é reconhecida por um gado de números e de raça, com fidelização de clientes ao longo de 17 anos de comercialização constante. Em 2025, realizamos com grande sucesso um leilão focado em bezerros comerciais, muitos filhos de touros oriundos do PNAT, o que evidencia ainda mais a contribuição do programa para a evolução do rebanho.”

“Aconselho a todos a trilharem o caminho do PNAT, a avaliarem os animais e a estarem presentes na ExpoGenética, berço de grandes touros que revolucionam a pecuária nacional.”

Além da raça Nelore, Luiz Inácio Amaral também se dedica à criação de Guzerá e Gir Leiteiro, além de manter viva a tradição familiar com o Mangalarga Marchador.

Os pecuaristas interessados em receber o material genético dos touros selecionados pela 16ª bateria do PNAT devem realizar inscrição pelo site da ABCZ (www.abcz.org.br).Cada rebanho colaborador recebe gratuitamente 30 doses de, no mínimo, três touros selecionados.

Para participar, é necessário estar inscrito no Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) Corte, possuir ao menos 60 matrizes ativas para reprodução e manter em dia a escrituração zootécnica, além de transmitir os dados à ABCZ dentro do prazo de dois anos.

Somente matrizes das categorias PO (Puro de Origem), PC (Puro Controlado) ou PA (Puro por Avaliação) podem ser utilizadas. Também é obrigatória a inscrição dos produtos filhos dos Touros Jovens no Controle de Desenvolvimento Ponderal (CDP), bem como o registro de medidas de perímetro escrotal (PE) e outras ações definidas pelo programa até os 15 meses de idade.




ree

 
 
 

Comentários


Viva a vida!

  • Whatsapp
  • Instagram
bottom of page